Sunday, July 09, 2006

O Vigésimo Quarto

(O título deste post pode induzir em erro. Pode parecer que se trata de um quarto que está na vigésima posição. Não é. Na realidade, chama-se "Ai que estou tão parvo, mereço dois tiros!!!!". Mas para não se perder a sua lógica dentro da estrutura predefinida, intitulo "O Vigésimo Quarto" (puramente por motivos de organização))

Este é “O Vigésimo Quarto”. Neste post, vou fazer um pouco de publicidade ao meu novo livro didáctico e autodidáctico: “Como Compreender as Relações Sentimentais – Um Guia para Capitalistas”. O título pode ser absurdo, mas apenas até eu fazer um breve resumo do seu conteúdo: trata-se de um paralelismo entre as relações sentimentais e o Monopólio. Passo a dar alguns exemplos, retirados do livro:

- A sedução é equiparada às primeiras voltas no jogo. Vamos comprando propriedades, aqui e ali, começamos a investir o nosso dinheiro em algo que julgamos ter futuro. Temos sempre a segurança que se chama “Casa da Partida”, à qual vamos volta e meia buscar dinheiro para futuros investimentos. A qualquer momento, durante a sedução, podemos ser atrevidos. Isso equivale à carta da Sorte “Vá directamente para a cadeia sem passar pela casa de partida e sem receber 2000 escudos (o meu Monopólio é dos antigos…). Ora, o jogo é muito interessante nesta parte… Mas não se só ficarmos nesta fase. Qual é a piada de todos os jogadores puderem pagar as despesas que têm? Não faz sentido. A vida sentimental não é assim, alguém tem de perder.

- Vamos indo, vamos vendo, e só quando conseguimos uma cor completa, é que completamos a primeira fase, a sedução. Após isto, chega o namoro, o qual podemos comparar com a construção de casas. Umas casitas aqui, outras ali e esperamos ter sorte. Das duas uma: ou temos sorte, ou não. Se não, as casitas rapidamente vão à vida. Se sim, começamos a investir mais e a colocar mais casitas. As casitas passam a hotéis. Um hotel ali, outro acolá, se as coisas correrem bem. Se não, os hotéis rapidamente passam a casitas e por aí fora. Nota: Existem pessoas com mais que uma cor onde têm casas e hotéis. Também existem relações a 3, ou mesmo a 4. É uma questão de “abertura de espírito”.

- É que claro que, a qualquer momento, pode aparecer uma outra pessoa na nossa vida. Esta pessoa é a carta da Caixa da Comunidade que diz “A Inspecção de Saúde obriga-o. Faça reparações em todas as suas casas e hotéis”. Aqui temos, claramente, duas opções: a dos pobres e a dos ricos. Os ricos aguentam, os pobres desistem. Existem sempre mais jogos para jogar. E lá diz o povo na sua infinita sabedoria: “Azar ao jogo, sorte aos amores”.


São apenas excertos de um livro com 12345 páginas. Espero que comprem, vai ser um best-seller. Mesmo que não seja, pelo menos vai ser um livro. Se não for, são uma série de folhas para publicar. E se não, não é nada.

2 Comments:

Blogger Mauro Pereira da Silva said...

Apesar de achafr que o texto merecia mais organização, considero um bom texto. Chega a ser lírico. Abraço cordial.

5:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Helder so axo que devias fumar menos cenas... abraço amigo

8:07 PM  

Post a Comment

<< Home